terça-feira, 27 de abril de 2010

Teste: 35% dos usuários do Facebook não protegem informações

Dos 200 usuários avaliados, 71 acessam links maliciosos sem se preocupar com as invasões de hackers ou roubo de dados.

Um estudo realizado pela Pesquisa e Reação de Segurança da Check Point aponta que muitos usuários do Facebook correm riscos ao abrir seus perfis individuais para pessoas estranhas, clicando em links desconhecidos que recebem. A avaliação aconteceu por meio de uma amostra aleatória de usuários da rede social, simulando um ataque de phishing.

Com um perfil falso e anônimo do Facebook, a Check Point enviou um e-mail privado que incluiu a frase “venha ver minhas fotos mais recentes” e um link para um URL, que rastreando o número de usuários que abriu a mensagem e clicou no link.

A equipe de analistas descobriu que 71 dos 200 usuários que receberam o e-mail clicaram no link e tentaram acessar a página, correspondendo a 35% dos indivíduos selecionados. No teste, o link poderia redirecionar o usuário para uma página maliciosa ou site de phishing e com isso, mais de 71 máquinas e usuários poderiam ser comprometidos ou sofrer ataques maliciosos na web. A experiência também mostrou que muitos usuários não pensam duas vezes ao abrir seus perfis, revelando informações pessoais para pessoas totalmente desconhecidas.

“As pessoas envolvidas nessas redes sociais devem reconhecer que os sites sociais não oferecem mais segurança do que qualquer outro lugar na Internet, e deve aplicar o mesmo nível de cautela em sua rede social que adotam, por exemplo, com seu e-mail,” disse Guy Guzner, diretor de produtos de segurança da Check Point.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário